Artigos

/Artigos
Artigos2019-03-28T09:14:41+00:00
  • TJ-AL anula decisão que condenou banco por ausência de assinatura a rogo de parte
    by Sem autor em 21 de novembro de 2024 às 00:30

    O artigo 595 do Código Civil estabelece que em contratos, quando uma das partes não souber ler, nem escrever, o documento deve ser assinado a rogo e subscrito por duas testemunhas sob pena de nulidade.  Esse foi o fundamento adotado pelo juízo da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas para conhecer embargos O post TJ-AL anula decisão que condenou banco por ausência de assinatura a rogo de parte apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • TJ-SP reúne representantes do Direito e da política em evento sobre consciência negra
    by Sem autor em 20 de novembro de 2024 às 23:30

    Ocorrerá na próxima quarta-feira (27/11), no Tribunal de Justiça de São Paulo, o I Simpósio do Tribunal de Justiça de São Paulo sobre consciência negra, que discutirá avanços e perspectivas da população negra. O evento reunirá personalidades negras da política, do Direito e da educação, entre eles o deputado federal Orlando Silva, a procuradora-geral do O post TJ-SP reúne representantes do Direito e da política em evento sobre consciência negra apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Banco digital não é instituição de pagamento e analista é bancário, decide juíza
    by Sem autor em 20 de novembro de 2024 às 22:45

    Por constatar que o réu atua como instituição financeira, embora formalmente se constitua como instituição de pagamento, a 69ª Vara do Trabalho de São Paulo enquadrou um trabalhador na categoria de bancário e condenou um banco digital e suas filiais a pagar verbas trabalhistas como auxílio-refeição, auxílio-alimentação e participação nos lucros e resultados (PLR). O O post Banco digital não é instituição de pagamento e analista é bancário, decide juíza apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Nós, negros, estamos sós
    by Benedito Cerezzo Pereira Filho em 20 de novembro de 2024 às 22:19

    Já alertamos, em outras oportunidades “comemorativas” à data de 20 de novembro, que sempre nos causa estranheza, apesar de reconhecer a sua importância, ter um dia dedicado à consciência negra. Divulgação Não que os negros não necessitem dessa consciência, por mais paradoxal que isso possa parecer. Quem leu Fanon sabe muito bem o que estamos O post Nós, negros, estamos sós apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Juíza condena companhia de limpeza de Niterói a indenizar família de gari eletrocutado
    by Sem autor em 20 de novembro de 2024 às 21:34

    Por entender que a atividade de limpeza de dutos próximos a redes elétricas de alta tensão é uma atividade de natureza perigosa e que não há comprovação de medidas preventivas da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), a juíza Roberta Lima Carvalho, da 1ª Vara do Trabalho de Niterói, condenou a empresa a O post Juíza condena companhia de limpeza de Niterói a indenizar família de gari eletrocutado apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • STJ diverge sobre propósito negocial da empresa-veículo que gera ágio interno
    by Danilo Vital em 20 de novembro de 2024 às 20:44

    A existência de propósito negocial nas empresas-veículo usadas em operações societárias que geram ágio interno está no cerne da divergência que se instaurou nas turmas de Direito Público do Superior Tribunal de Justiça. Sem propósito negocial — uma motivação econômica real que justifique a existência dessa empresa —, elas servem apenas para criar artificialmente a O post STJ diverge sobre propósito negocial da empresa-veículo que gera ágio interno apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Slogans como ativos marcários pelo INPI: mudança de posicionamento
    by Lucas Bezerra Vieira em 20 de novembro de 2024 às 20:24

    Uma objeção sempre presente no meio dos empresários preocupados com a proteção dos seus ativos e dos profissionais da publicidade é a impossibilidade de registro de slogan. Afinal, tais expressões muitas vezes apresentam uma distinção tão acentuada quanto as marcas, têm a mesma atividade criativa envolvida e possuem uma força de identificação avassaladora. Quando lembramos O post Slogans como ativos marcários pelo INPI: mudança de posicionamento apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Trabalhador em contato frequente com esgoto tem direito à insalubridade máxima
    by Sem autor em 20 de novembro de 2024 às 19:30

    Um agente de serviços operacionais da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) ganhou o direito de receber adicional de insalubridade em grau máximo. Ele trabalha com manutenção e conserto de redes de água e tem contato intermitente com redes de esgoto. Os desembargadores da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) consideraram, O post Trabalhador em contato frequente com esgoto tem direito à insalubridade máxima apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Juíza autoriza investigação contra Ricardo Nunes por ‘máfia das creches’
    by Sem autor em 20 de novembro de 2024 às 18:45

    A 8ª Vara Criminal Federal de São Paulo negou um pedido de arquivamento e autorizou a Polícia Federal a abrir um novo inquérito sobre a chamada “máfia das creches”. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) é investigado por supostamente receber propina de uma entidade que tinha contrato com o município na área de ensino infantil. A O post Juíza autoriza investigação contra Ricardo Nunes por ‘máfia das creches’ apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Deep fake e imagem póstuma: limites e possibilidades na era da IA
    by Patrik Matos Gonçalves em 20 de novembro de 2024 às 18:21

    Em recente jogo de futebol entre São Paulo e Nacional, do Uruguai, válido pela Taça Libertadores da América, um detalhe antes de a partida se iniciar chamou a atenção do público: o telão do estádio transmitiu gravação em vídeo, realizada por inteligência artificial (IA), na qual a imagem e a voz de Telê Santana — O post <i>Deep fake</i> e imagem póstuma: limites e possibilidades na era da IA apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.